Darwin era um jovem naturalista que viria a iluminar o conhecimento de muitas pessoas sobre a evolução das espécies e a descendência do Homem dos primatas. Foi numa viagem que fez à volta do mundo a bordo de um navio de armada britânico, HMS Beagle, que Darwin recolheu os seus argumentos para essa teoria. Apesar de muito criticada e ridicularizada na altura, essa teoria viria a ser o alicerce mais fiável sobre a evolução. Darwin viria a iluminar o conhecimento de muitas pessoas sobre a evolução e sobre a descêndencia do homem. Alguns desses argumentos estão aqui presentes.
Dados geológicos
Para formar a sua teoria Charles Darwin baseou-se em alguns princípios de Charles Lyell:
· As leis naturais são constantes no espaço e no tempo.
· Deve explicar-se o passado a partir dos dados do presente.
· Na longa história da Terra ocorreram mudanças geológicas lentas e graduais.
Durante a viagem do Beagle, Darwin passou pelos Andes (cadeia montanhosa que se estende pela costa ocidental da América do Sul). Nessa mesma cadeia montanhosa, a milhares metros de altitude, observou fósseis de conchas de animais marinhos incluídos em rochas, o que leva a querer que houve lá água em tempos passados. Então podemos concluir que como a Terra sofreu mudanças constantes e graduais então a vida na Terra poderia também ter seguido esse mesmo caminho.
Dados da Biogeografia
Durante a viagem no Beagle, Darwin parou no arquipélago das ilhas Galápagos, onde reparou que havia 7 espécies de tartarugas cada uma com sua ilha e 14 espécies de tentilhões, que viviam todos em ilhas não muito longe umas das outras. Ele também reparou que apesar de serem tão diferentes eram muito parecidos entre si, então isto faz-nos que querer que tiveram um ancestral comum, mas devido ao meio ambiente tiveram de evoluir para se adaptarem e sobreviverem.
Dados da Selecção Natural
Charles Darwin, como era columbófilo, reparou então que se cruza-se determinados pombos com determinadas características, ao fim de algumas gerações eles teriam essas características. Então Darwin pensou que tal com se pode fazer selecção artificial, ela também poderia eventualmente ocorrer naturalmente, mas em vez de ser o homem a seleccionar os indivíduos, como faz na selecção artificial, na natureza é o ambiente que através de constantes mudanças ambientais vai seleccionando os indivíduos mais aptos para a sobrevivência através de uma reprodução diferenciada (selecção natural).
"Terra, Universo de Vida" 2ª Parte Geologia, Porto Editora
Muito bem. No entanto, faltam dados.
As referências?