Certamente que já ouviste ou até já viste certos comportamentos de seres vivos (acasalamento, predação em busca de alimentos, etc.), em que alguns seres ficam beneficiados e outros não. Existe, também, alguns comportamentos em que os seres que o intervêm, saiam beneficiados, tiram aproveito mutuo, são chamados por simbiose. Mas afinal, o que é em concreto a simbiose e que tipos de simbiose existem?
A simbiose é um tipo de mutualismo (interacção em que os seres vivos que se associam tiram aproveito mútuo), em que a cooperação é tão intensa que nenhum dos seres vivos pode viver em separado no meio que ocupa.
Alguns tipos de simbiose:
- Certos Cnidários alojam algas nos seus tentáculos. Estes animais procuram nadar próximos à superfície da água para que as algas possam usar a luz para efectuar a fotossíntese. Ao realizarem o processo, as algas produzem certos compostos orgânicos essenciais ao organismo hospedeiro.
- As mitocôndrias vivem no interior das células eucarióticas, produzindo energia na forma de ATP, essa relação é tão forte que a célula e a mitocôndria não conseguem viver separados. Acredita-se que as mitocôndrias eram organismos que viviam isolados no exterior das células, e que foram incorporadas por algumas células, criando uma forte relação entre os dois organismos: a célula fornece alimento e um ambiente seguro para o desenvolvimento e reprodução da mitocôndria, e esta se responsabiliza pelo fornecimento de energia da célula.
Incompleto. Ver melhor.
As referências?