• Página Inicial
  • Postagens
  • Comentarios
Blue Orange Green Pink Purple

Ciencia na Rede


"O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.", Theodore Roosevelt.

Evolucionismo

Durante muito tempo se questionava sobre o verdadeiro conceito de evolução, e de que modo e sentido se faziam. Várias teorias foram formadas em busca dessas respostas, mas o que diferem entre si?



Lamarckismo

Darwinismo

Neodarwinismo

Ambiente

O ambiente, neste caso, cria a necessidade de estimular ou não o desenvolvimento de um determinado órgão, e é isso que vai influenciar o desenvolvimento da espécie em questão.

O ambiente é o motor da evolução.

O ambiente, neste caso, influencia na evolução das espécies através da selecção continua dos indivíduos que possuem as características mais aptas para determinadas condições ambientais. O ambiente é o motor da evolução.

O ambiente é o motor da evolução.

Variabilidade

Não existia variabilidade entre os indivíduos, sendo todos iguais, todos se adaptavam as condições ambientais e, por isso, todos sobreviviam.

Existe variabilidade intra-especifica.

Existe variabilidade ao nível dos genes (devido a mutações ocorridas ao longo das gerações).

Mecanismos de evolução

Lei do uso e desuso

Lei da herança dos caracteres adquiridos

Variabilidade intra-especifica

Selecção natural

Reprodução diferenciada

Mutações

Recombinação genética

Selecção natural

Transmissão das caracteristicas

Lei da herança dos caracteres adquiridos

Reprodução diferenciada

Reprodução diferenciada.



"Terra, Universo de Vida" 2ª Parte Geologia, Porto Editora
Read More 1 Comment | Publicada por luis

Dados da Teoria de Darwin


Darwin era um jovem naturalista que viria a iluminar o conhecimento de muitas pessoas sobre a evolução das espécies e a descendência do Homem dos primatas. Foi numa viagem que fez à volta do mundo a bordo de um navio de armada britânico, HMS Beagle, que Darwin recolheu os seus argumentos para essa teoria. Apesar de muito criticada e ridicularizada na altura, essa teoria viria a ser o alicerce mais fiável sobre a evolução. Darwin viria a iluminar o conhecimento de muitas pessoas sobre a evolução e sobre a descêndencia do homem. Alguns desses argumentos estão aqui presentes.



Dados geológicos

Para formar a sua teoria Charles Darwin baseou-se em alguns princípios de Charles Lyell:

· As leis naturais são constantes no espaço e no tempo.
· Deve explicar-se o passado a partir dos dados do presente.
· Na longa história da Terra ocorreram mudanças geológicas lentas e graduais.

Durante a viagem do Beagle, Darwin passou pelos Andes (cadeia montanhosa que se estende pela costa ocidental da América do Sul). Nessa mesma cadeia montanhosa, a milhares metros de altitude, observou fósseis de conchas de animais marinhos incluídos em rochas, o que leva a querer que houve lá água em tempos passados. Então podemos concluir que como a Terra sofreu mudanças constantes e graduais então a vida na Terra poderia também ter seguido esse mesmo caminho.

Dados da Biogeografia

Durante a viagem no Beagle, Darwin parou no arquipélago das ilhas Galápagos, onde reparou que havia 7 espécies de tartarugas cada uma com sua ilha e 14 espécies de tentilhões, que viviam todos em ilhas não muito longe umas das outras. Ele também reparou que apesar de serem tão diferentes eram muito parecidos entre si, então isto faz-nos que querer que tiveram um ancestral comum, mas devido ao meio ambiente tiveram de evoluir para se adaptarem e sobreviverem.

Dados da Selecção Natural

Charles Darwin, como era columbófilo, reparou então que se cruza-se determinados pombos com determinadas características, ao fim de algumas gerações eles teriam essas características. Então Darwin pensou que tal com se pode fazer selecção artificial, ela também poderia eventualmente ocorrer naturalmente, mas em vez de ser o homem a seleccionar os indivíduos, como faz na selecção artificial, na natureza é o ambiente que através de constantes mudanças ambientais vai seleccionando os indivíduos mais aptos para a sobrevivência através de uma reprodução diferenciada (selecção natural).

"Terra, Universo de Vida" 2ª Parte Geologia, Porto Editora

Read More 1 Comment | Publicada por Tiago Baptista

Invaginação e Autogenético

Invaginação

· penetração natural de uma formação de células num conjunto com cavidade ou depressão, no seio de outra zona celular do mesmo órgão;
· processo de formação da gástrula, que também se designa embolia;

· insinuação acidental e perigosa de uma porção do tubo digestivo na região que lhe é contígua;


Autogenético

Organismo autogenetico: um organismo auto genetico é um individuo que se reproduz através dele próprio (reprodução assexuada). Não ocorre variabilidade genética. Para alguns autores, também pode significar uma geração espontanea.

http://www.infopedia.pt/
Read More 1 Comment | Publicada por luis

O que é a simbiose? E que tipos de simbiose existem?


Certamente que já ouviste ou até já viste certos comportamentos de seres vivos (acasalamento, predação em busca de alimentos, etc.), em que alguns seres ficam beneficiados e outros não. Existe, também, alguns comportamentos em que os seres que o intervêm, saiam beneficiados, tiram aproveito mutuo, são chamados por simbiose. Mas afinal, o que é em concreto a simbiose e que tipos de simbiose existem?


A simbiose é um tipo de mutualismo (interacção em que os seres vivos que se associam tiram aproveito mútuo), em que a cooperação é tão intensa que nenhum dos seres vivos pode viver em separado no meio que ocupa.

Alguns tipos de simbiose:

- Certos Cnidários alojam algas nos seus tentáculos. Estes animais procuram nadar próximos à superfície da água para que as algas possam usar a luz para efectuar a fotossíntese. Ao realizarem o processo, as algas produzem certos compostos orgânicos essenciais ao organismo hospedeiro.

- As mitocôndrias vivem no interior das células eucarióticas, produzindo energia na forma de ATP, essa relação é tão forte que a célula e a mitocôndria não conseguem viver separados. Acredita-se que as mitocôndrias eram organismos que viviam isolados no exterior das células, e que foram incorporadas por algumas células, criando uma forte relação entre os dois organismos: a célula fornece alimento e um ambiente seguro para o desenvolvimento e reprodução da mitocôndria, e esta se responsabiliza pelo fornecimento de energia da célula.
Read More 1 Comment | Publicada por luis
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial

Seguidores

Luís e Tiago

  • Porquê o Blog?
      Somos alunos da Didáxis, do curso ciências e tecnologia. Em virtude da disciplina de biologia e Geologia criamos este blog, que é uma "fusão" das ciências com as novas tecnologias, que nos ajudará a reunir,de forma organizada, todos os trabalhos realizados por nós de forma a poder proporcionar uma visão tão alargada e detalhada quanto possível da trajectória da nossa aprendizagem. Também colocaremos textos do nosso interesse e interesse geral. Esperamos que gostem e que dêm sugestões para o tornar-mos melhor.
  • Etiquetas

    • Biologia (1)

    Arquivo de Mensagens

    • junho (4)
    • março (2)
    • janeiro (4)
    • dezembro (2)
    • novembro (1)
  • Pesquisa no Blog


    • Página Inicial
    • Postagens
    • Comentários

    © Copyright L.Casei Imunitass. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Topo da página